quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O princípio da Mesa





O princípio da Mesa




Êxodo( 25:23)



Quero compartilhar com vocês o componente chave para a restauração da sua casa e da sua família.

Antes de continuar quero lembra-las que a a média de duração de um casamento no Brasil é uma média de 11 anos. de acordo com o instituto de pesquisa diz que a nossa cultura está em crise, pois nossos casamentos nao duram, mostra também e

ssa crise cultural pois o número de filhos nos lares em que os pais tem até a 8 serie de educação era uma média de 1.7 filhos. E a média de idade que a mulher brasileira se casa é de 27 anos.

Entao veio uma palavra na minha mente, e a palavra foi MESA, Mesa?? ANNN??? Será que isso vem de Deus???

Quero mostrar a vocês onde a palavra mesa aparece pela primeira vez na Biblia, 5Êxodo 25:23-25)

Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor.Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura.Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés.Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa.... (êxodo25;23a29)












Vamos vê o contexto dessa palavra MESA, aqui Deus estar falando com Moisés, e Ele quer mudar a relação Dele com o homem, até esse mo

mento o relacionamento de Deus com o homem estava distante, o ser humano não poderia escolher vir até Deus. Deus aperecia para alguns homens como algo ardente, uma explosão, ou numa montanha, mas agora Deus quer construir um ambiente a onde o ser humano podia se aproximar dEle, esse ambiente é chamado de O Tabernáculo.


Agora pense em Deus como um arquiteto, e um arquiteto é um design de um conceito, ele consegue enxergar antes de criar, tem habilidade de articular as medidas os detalhes de alguma coisa que ainda nao foi construida. O construtor ele toma o serviço de um arquiteto, e o construtor segue as instruções específicas que o arquiteto estipulou, então Deus estava falando com Moisés sobre todos os detalhes deste Tabernáculos, e Moisés tinha a comissão de construir. lembre de uma coisa, isso aqui nunca tinha acontecido ou existido antes.

No verso 1 até o 23, vou resumir rapidamente o que aconteceu...

Deus estava orientando a Moisés a construir o primeiro móvel do Tabernáculo, que era A Arca da Aliança, também chamamos de Santo dos Santos,











E aquele era um lugar em que a presença de Deus habitaria na terra, você e eu não poderiamos chegar a presença de Deus a qualquer momento e ainda seria um lugar isolado e somente um dos Sacerdotes poderia entrar naquela presença e apenas uma vez por ano, aquela presença, estava contida na Arca da Aliança, e foi colocada a frente do Tabernáculo e um Véu separava aquele ambiente, somente aquele Sacerdote específico poderia passar pelo véu.














A mesa é o segundo móvel que Deus desenhou, lembre se, nunca tinha sido feito uma mesa com 4 pernas,no verso 26 diz, faça uma mesa com quatro canto, com quatro pés, é muito interessante ve a altura dessa mesa, 3.400 anos atrás, ela tem exatamente a mesma medida de uma mesa de hoje.
Hoje temos mesas redondas, mesas ovais... Mas se eu pedir uma criança ou se pedir você para desenhar uma mesa para mim, você provavelmente vai desenhar uma mesa com 4 quinas, sobre 4 pernas, e foi assim que Deus também desenhou a primeira mesa, e no verso 29 diz, Moises depois de fazer a mesa, quero que você faça os pratos, os talheres, e a suas taça e sua vasilhas.

Eu olhei várias versões da Bíblia nesse texto e eu li que haveria colheres, garfos, e jarras, e vazos, coisas que Deus disse para estar sobre a mesa, nos vimos no cap 32 que Deus diz a Moises para cobrir a mesa com uma toalha de linho, essa é a mesa que deveria estar dentro do Tabernáculo. Que interessante os itens que Deus disse para Moisés colocor sobre a mesa, são os mesmos itens que nós usamos numa refeição, nao importa qual nação você for no mundo, tudo bem que você pode chegar numa nação que só usa uma vasilhinha com uma colher, mas tinha vasilha com colher nessa lista, ou uma mesa de uma naçao que usa toda a etiqueta de todos os utensílios que existe, e esses utensílios também estão listados aqui.

Deus disse a Moises, quero que vocâ faça uma mesa e coloque pratos, talheres, taças, coberta de ouro e coloque todos esses utensílios sobre a mesa.

(No verso 30)
Porá sobre a mesa os Pães da Presença diante de mim sempre.

Quero perguntar a você, quem é o Pão da Presença???



Quem disse Eu sou o Pão da Vida??????




Jesus!!!








Atráz do véu estar a presença de Deus, logo a frente do véu estar a mesa, aquela mesa e tudo o que uma familia hoje usa para uma refeição estava lá também, então Deus diz, sobre essa mesa posta eu quero que você coloca o Pão da Presença,
Agora, quando o pessoal em Israel pecava, elas tinham a oportunidade de comprar um cordeiro para levar ao altar e o Sacerdote tomava do sangue daquele cordeiro e trazia o sangue daquele animal para esta mesa, e quando ele trazia o sangue daquele animal para a mesa o pão da presença estava naquela mesa, agora você tinha o sangue do cordeiro e o pão da presença que purificava o pecado daquela pessoa que tinha trazido aquele sacrifício e em favor daquele seu pecado o sacerdote vinha para a mesa como sinal de redenção e aquela limpeza e purificação, é que permitia aquele sacerdote a entrar para dentro do véu na presença de Deus e interceder para que nosso pecado fosse perdoado.

Quero lembrar vocês de algo...

lembra quando Jesus estava na cruz e Ele disse estar Consumado??ou seja, estar completo, Ele já cumpriu por nós, quando Jesus disse estar completado, sabe o que é que Ele completou???

você se lembra quando Ele disse estar consumado houve um terremoto na terra, um grande sacudir, um grande mover, e quando esse terremoto aconteceu, no templo o véu se rasgou de alto abaxio, você se lembra,???

Jesus disse estar consumado, Ele estava dizendo que você não depende mais de um Sacerdote para entrar na presença de Deus, porque a separação acabou, e o poder do Criador, se uniu ao poder da Presença do Pão da presença na mesa, e esse poder unido se transformou no poder do Espírito Santo que eu e você temos a nossa disposição todos os dias, nós temos acesso a esse poder todo o tempo, quando precisamos tomar uma decisão, voce tem acesso a esse poder quando vc estar em uma discussão com seu marido, quero dizer a vc que só tem uma coisa que o inimigo tem medo, ele tem medo desse poder. por isso ele criou um plano, nao é um plano de vc cair em adultério, nao é fazer você pecar, o plano dele é fazer de vc que é um crente cheio do Espírito Santo, que tem acesso ao poder de Deus, temacesso a redençao de Deus, ele quer fazer que vc viva sem poder, é o que ele quer, o plano dele é dizer, é ja sei o que vou fazer com essas mulheres, eu vou destraí-las, vou deixa-las tão ocupadas fazendo tantas coisas, vou deixa-las bem ocupadas buscando suas carreiras, com diversão, com serviço na igreja, vou deixa-las tão ocupadas que elas nunca virão a mesa, porque na mesa é onde o Pão da presença estar, é na mesa que o Espírito de Deus habita.

















E é o ÚNICO LUGAR na casa onde todos se assentam face a face, olho no olho,
e lembra Deus criou o coração humano e a maneira como o coração humano se une em relacionamento é através de olho no olho, e face a face de comunicação. Entao o inimigo diz, se eu deixar a familia longe damesa, e na cultura brasileira, eu acho que vocês não compreendem quão abençoadas vocês são, é muito comum pra vocês terem ajudantes em casas, nós nos Estados Unidos, não é comum termos ajudante em casa, é muito caro. Mas isso é uma benção para vocês e também uma maldição, e uma das razões por que vocês nao entendem porque seus casamentos e seus filhos estão assim, é porque você s não se assentam juntos na mesa, olho no olho e face a face. Eu creio que a mesa numa família, é o altar da família, a Bíblia diz que o Pão da presença fica sobre a mesa.

Os institutos de pesquisas e psicologia nos Estados Unidos por mais de 10 anos, tem feito estudos, e mostra que a associação de psicologia americana e algumas universidades, ja editaram estudos dizendo que drogas, sexo, violência, e estress emocional são menos comuns em casas cujas famílias se assentam juntas para comer as refeições, elas publicaram que algo muito além do que elas podem entender acontecem, pois mostra até que as crianças até vão melhores nas escolas se comem as refeições na mesa com sua família, com uma mãe ou um pai ou os dois, nao com uma ajudante em casa, eles entenderam que psicologicamente e emocionalmente, se eles se sentem seguros, por causa de uma relaçao de olho no olho e alguma coisa além do que eles podem explicar, essas crianças excedem academicamente além dos seus próprios Q.I ;

Ao mesmo tempo as pesquisas mostram crianças brilhantes que vivem em casa onde que as familias não se reúnem em volta da mesa para se comer, estas mesmas crianças tão brilhantes, se tornam emocionalmentes estressadas, é dificil para elas focar, suas habilidades literárias não são bem desenvolvidas, simplesmente porque elas nao comem numa mesa. apensar de terem Q.I brilhantes.








Eu observei como alimentamos nossos filhinhos hoje, nossos filhos pequenos eles nem são colocados nas cadeirinhas de comer mais. quando eles se tormam em idades escolares, simplesmente nós damos um chipes e uns biscoitos e eles andam na casa toda comendo como um animal comendo ração. as vezes as mulheres colocam um tapetinho e coloca a comidinha lá no tapete para a criança ir lá brincar e comer, damos um capinho com tampa que não derrama e damos para eles ficarem o dia todo andando a casa toda com o copo de suco e nunca estamos olho no olho,face a face.
Mães,a cadeira de comer do seu filho é a primeira mesa dele, é na mesa que você começa a formar um carater de uma criança, é na mesa olho no olho, face a face que eles aprendem a conversar, aprendem a obedecer a autoridade, um exemplo você da espinafre para um bebê, você da uma colherzinha com espinafre e ele joga para fora, o que vocês fazem?? voce limpa e põe denovo na boca da criança,
Oque eles acabaram de aprender na experiência da mesa??

Eles aprendem quem é que manda, eles aprendem sobre autoriadade, obediência, eles aprendem quem é que vai cuidar deles. E quando nós deveriamos estar segurando os nossos filhos, nos ligandos a eles, cuidando, nutrindo, nós estamos enrolando os cobertores e amarrando em voltas dos meninos e encaixando as mamadeiras para eles tomarem sozinhos, nos estamos entregando a mamadeira para as babás e nos perguntamos, porque será que nosso elo de ligação não é mais forte com nossos filhos.

Porque não estar acontecendo a presença sobrenatural que forma o coração humano num relacionamento.

Onde é que o filho pródigo foi restaurado????

Quando ele veio para casa, o que seu pai fez???

o pai disse vergonha!!! o seu pai perguntou- e aí você mudou!!!????, se vc não mudou não precisa voltar!!!- eu te dei te dei te dei, agora não te dou mais nada, até que vc se indireite e faça algumas escolhas certas na sua vida;

Foi isso que o pai disse?????? Nãoooo!!!!


MÃE, cozinha aí o jantar e coloque a mesa, o nosso filho voltou pra casaaaa, e foi na mesa a onde o pródigo foi restaurado;

Eu quero perguntar algo pra você, você tem alguns filhos
pródigos na sua família????

filhos que fizeram as escolhas erradas??? e por causa dessas escolhas colocou seus relacionamantos em cheques?? tem havido frustrações entre vocês???? vocês ja tiveram palavras duras e brigas???

Talvez você disse não o volte pra casa enquanto você estiver envolvido com drogas.

Eu quero desafiar você, será que vc pode confiar no Pão da Presença e ao invés de tentar continuar provando que você tem razão, simplesmente coloque a mesa,tudo bem, peça sua ajundante pra cozinhar uma refeição,Você nao precisa cozinhar vc sozinha,vá pode comprar pronto também, Deus não se importa com quem cozinha, lava a carne e coloca no fogo, o que Ele se importa é se a mesa estar posta e se você tira o tempo necessário para vir a mesa.
convide seus pródigos para virem a mesa.

Ó mães diga para seuss filhos -queridos nós estamos com saudades de vocês, eu vou fazer um jantar para a família na sexta a noite e nos queremos vocês conosco, eu sei que tivemos tempos difícies, mas isso é uma pagina virada, venha sentar no seu lugar na nossa mesa, e quando eles chegarem lá nao diga uma palavra se quer, simplesmente sirvam e você vai permitir o Pão da Presença fazer o que você nao pode fazer!











Nós aprendemos também que a maior parte dos discipulados de Jesus aconteceu na mesaaa!!
A onde estava Jesus quando a mulher com o vaso de alabastro chegou??
Ele estava reclinado numa mesa.



Em Pv 9. diz:
Ela preparou sua carne, preparou seu vinho, ela também pos a mesa, quem é ela??? nesse texto ela não é simplesmente uma mulher, porque também inclue um homem, ela aqui é um pronome que se refere a sabedoria, a escritura diz, é sábio que vc se prepare e prepare uma refeição, é sábio que vc tbm ponha a mesa,a palavra de Deus diz que vc prepare e ponha uma mesa.

Salmo 128.3

Sua esposa será uma videira frutífera em sua casa, e seus filhos rebentos da oliveira ao redor da sua mesa; a carateristica de um rebento de oliveira é que suas raizes vão profundas e nas escrituras quando fala de raiz, estar referindo a carácter, a Bíblia estar dizendo que a mulher será como uma videira frutífera, onde?? no ministerio??? na sua profissão??? nao!!!

Ela será uma videira frutÍfera, em sua casa,

a característica dos rebentos de olieveiras é que as raizes são tão fundo que nem uma tempestade pode arrancar.

A onde o caracter é formando na vida dos filhos, é formado na mesa.

salmo 23 diz,

prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,

existe algo muito interessante sobre a presença de um inimigo,

Você consegue sentir a presença de um inimigo... vai para uma reunião de família e lá tem alguém na sua família que não gosta de você, você sente aquela presença. Que tal pensar em seu trabalho; vc tem um colega que quer seu lugar, vc sente apresença de um inimigo.

A Bíblia diz que na presença de um inimigo ele prepara uma mesa, o objetivo do inimigo é colocar tanta pressão sobre vc, que essa pressão te faz retroceder e te trancar. e querer disistir, e quando vc chega num momento da sua vida que vc estar querendo desistir, desistir do casamento, desisir do trabalho, da igreja, é exatamente nesse momento que o bom pastor diz para você, -Não , Não nãooo, você não vai desistir não!!!, Eu estou preparando uma mesa para você na presença do seus adversários.

Eu quero que eles se assentem aqui, na minha frente e eu vou olhar olho no olho, face a face e nós vamos passar juntos por isso, e vamos passar juntos por isso na mesa.

Perceba algo, é na mesa que vc ganha força e confiança para enfrentar o que vc precisa enfrentar, uma família que se assenta na mesa, tem a presença sobrenatural de redenção, alí naquela mesa.

Agora.. seus filhos chegam da escola todo dia, e eles vem pra casa, muitas vezes para casa que nao tem nem mesa, eles estiveram na presença de inimigos, eles tem coleguinhas que o chamam de nomes feios, eles talvez nao seja inteligentes o suficientes, bonitos o suficientes, rápidos o suficientes, talvez nao seja escolhido para o time de futebol, eles tem pessoas que os chamam de nomes feios, e eles vem para casa, a mãe não estar lá, papai não estar lá, a ajudante estar lá,

eles vão para dentro dos quartos deles, eles começam a jogar seus video games, eles entram em um mundo imaginário, eles se tracam emocionalmente e quando vc tenta conectar com eles

há uma parede construída, e esses filhos se tornam adultos, e quando eles se tornam adultos essa parede não cai, eles não mudam, só ficam mais grossa e mais grossa a divisão.

MÃES, quando seus filhos estão enfrentando a presença de um inimigo é melhor vc ter certeza que na sua agênda existe lugar, existe tempo para vir a casa, colocar a mesa e se assentar e permitir que a presençàa de Deus venha fazer a redenção nos corações e nas mentes, redenção que vc sozinha não conseguiria fazer;
SÓ quero lembrar vocês agora, que a última refeição que Jesus fez com seus discípulos foi na mesa.
foi na mesa que Ele tomou o Pão e tomou o Cálice, Ele quebrou o pão demostrando o que aconteceria com Ele mesmo.

Ele disse, minha carne será partida, não culpem as pessoas como se elas estivessem fazendo isso comigo, Eu quero que vocês saibam que Eu estou fazendo isso por vocês; Então tomou o Cálice e Ele disse, parece sangue, nao é?? e quando Ele tomou o Cálice e o Pão,Ele disse vai haver um derramar de sangue do meu corpo amanhã que vcs não conseguiriam se quer imaginar, mas é o derramar do meu sangue por vocês, nunca deixarei voces, nunca esquecerei vocês, vocês farão coisas maiores, seus filhos farão coisas maiores, seus netos farão coisas maiores, porque Eu vou para o meu Pai, mas vou interceder por vocês.Mas Ele diz algo muito interessante, Ele disse, todas as vezes que vocês fizerem isso aqui,eu pergunto a vocês, o que Ele quiz dizer com isso aqui???Ele disse um ato religioso na igreja?? uma vez por mês, um domingo?? nãoooo!!!!!

o que que Ele estava fazendo??Ele estava tendo uma refeição numa mesa, Ele demostrou o que era redenção.

Ele demostrou que nao importava o que estava acontecendo naquele dia, não importando qual o desapontamento, a decepção que acontecesse,

eu quero que vocês estajam na mesa para se lembrarem que Eu paguei o preço por vocês, e que Eu fiz um caminho a onde parecia nao haver caminho,e eu quero que vcs se lembrem que foi na mesa, na mesa.

Você se lembra o que Jesus fez para Pedro depois que Pedro havia O negado??

depois que Jesus morreu e ressucitou dos mortos, Pedro sentiu tanta vergonha por ter negado

Jesus, que ele voltou para sua vida anterior, e antes de Jesus ascender aos Céus, Jesus foi a procura de Pedro, Pedro estava no lago pescando, se sentindo tão envergonhado, e Jesus chama Pedro, venha para a marge, e quando pedro reconhece que era Ele, ele rapidamente veio e se aproxima de Jesus, e Jesus estava cozinhando um café da manhã do lado do lago para Pedro,

a vergonha de Pedro foi curada numa mesa.

tudo bem não tinha uma mesa física alí naquele lago, mas Jesus sabia o poder redentivo em preparar uma refeição.Talvez vocês nao venham para uma mesa de refeição todos os dias, não tome essa mensagem como algo legalista, mas é muito importante que vc abrace essa verdade, que há redenção sobrenatural quando nós nos reunimos à mesa.

talvez você responda, eu não sabia disso antes,mas agora, você estará mais atenta e abraçará essa verdade, você verá sua mesa de uma maneira diferente.E olha, tire aquelas louça antigas da vovó da caixa, elas não fazem nada alí dentro daquelas caixas,; sua família merece o seu melhor, não fica guardando o seu melhor para visistas, prepare a mesa, deixe o cálice transbordar e permita que o trabalhar sobrenatural de Deus cure os relacionamentos, amém??!! Deus abençoe!!!


Chame seus amigos, seus parentes, e também os seus inimigos para que na mesa aconteça reconciliação, amém!!


































Creditos Devi Titus Congresso Mulheres Diante do Trono 2011

Páginas