segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Lar cristão






O Lar cristão











Milhões de pessoas em todo mundo, usualmente acordam pela manhã para ir ao trabalho ou escola e retornam ao final do dia para suas respectivas residências. Esta rotina e constante desde que o homem primitivo abandonou a vida nomade para ser sedentario. Esta mudanca originou cidades e vilarejos.

A casa, local físico onde os seres humanos compartilham o mesmo teto com os familiares, não deve ser simplesmente um abrigo noturno —Deve ser um lar

. A palavra “lar” difere do termo “casa” pois denota um sentido familiar e afetivo.


Conforme passam os anos, e a iniquidade aumenta, como previsto na Biblia , notamos que está ocorrendo em fase progressiva, a desestabilização da familia. O hábito de reunir-se para conversar e resolver problemas comuns está fora de uso. Temos entre outros males da sociedade moderna, o conflito de gerações. Os jovens influenciados pela midia e tendencias liberais,rejeitam os padrões estabelecidos pelos pais. Os pais, tem dificuldades de entender as mudanças da “juventude” esquecendo que um dia tambem foram jovens e questionaram a autoridade paterna.


Há diversos fatores que colaboram com a desestabilização da famlia. Entre elas está a programação da TV . Crianças passam horas manipulando video games cujos temas preferidos são os de combates mortais e cenas de violência. . Com o advento da Internet surgiram as amizades “virtuais” (exposicao e troca

de fotos, mensagens escritas enviadas e recebidas e comunicacao ao vivo).

Os estudios de Hollywood e os gurus dos games que criam formas de entretenimento incitando a violencia em busca de lucro, torna-se vítima deles. De vez em quando um psicopáta sai atirando aleatoriamente tirando vidas inocentes nas escolas americanas.

Como o cristão deve proceder para que sua casa, não seja apenas um abrigo temporário, mas um lar? Se forem seguidas as orientações contidas na Biblia, certamente haverá êxito. “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o impio, entre o que serve a Deus, e o que não serve” (Zc. 3.18).

O lar cristão, ainda que não seja imune a problemas, deve destacar-se dos demais, resistindo as investidas do mal e vencendo os obstaculos. Por ser regido por preceitos biblicos, são (pelo menos deveria ser) mais estabilizados emocionalmente.

Abaixo veja alguns conselhos extraidos da Biblia que poderá ajuda-lo a moldar um verdadeiro lar cristão.


1— “O marido é a cabeça da mulher” (Ef 5.23).


Apesar de ser o líder do lar, está sujeito a Cristo, o cabeça do lar. A liderança outorgada por Deus ao homem não significa que deva agir como um ditador, o poderoso chefao. Deve ouvir a opinião da esposa sobre os assuntos relacionados a familia. Por outro lado , a esposa cristã não pode tomar decisões sem a aprovação prévia do esposo. Todas as decisões importantes, devem ser tomadas por ambos, com a orientação de Deus.


2— Maridos amai vossas esposas (Ef 5.25).



O amor é importante para a manutenção do lar. É a chama que não pode apagar. Quando se extingue entre o casal, é sinal que está próxima a dissolução da familia. O amor não deve ser apenas demonstrado durante o contato intimo, mas em diversos aspectos do relacionamento. Devem ambos ter a consciência de que firmaram um compromisso perante Deus e deverão mantê-lo até que a morte os separe.



3—“A casa dos impios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá” (Pv 13.11).

É assustadora a quantidade de lares dissolvidos, principalmente nas grandes cidades, onde os sinais de decadência da sociedade são visiveis. Qual de nós não tem um parente que teve seu lar destruido pelo divórcio ou separação? Até mesmo em lares evangélicos, tido como estáveis, estão sendo atingidos ultimamente afetados. Há igrejas que não fazem objeções contra o divórcio. O lar cristão deve ser como um sol, irradiando luz em meio as trevas que o cerca.


4— “Melhor é a comida de hortaliças, onde há amor, do que boi gordo, e com ele ódio” (Pv 15.17).


A felicidade de um lar não é medida pelo conforto ou posição social de seus membros.

Muitas esposas queixam-se da falta de móveis, objetos, viagens, etc. A mulher cristã deve considerar a situação financeira do lar e ser sábia, adquirindo apenas o que não comprometerá o orçamento doméstico. Obviamente toda regra tem exceções, mas enquanto em muitos lares humildes, há harmonia, noutros com toda espécie de conforto, a demonstração de irritabilidade é constante. Obviamente que há dissensões entre casais em todas as classes sociais e culturais. O casal cristão deve estar consciente de que, os bens que possui são bênçãos de Deus e estar preparado para uma eventual perda. Jó deu exemplos , pois mesmo perdendo todos seus bens materiais permaneceu fiel a Deus..


5 — “O entendimento do homem retém a sua ira” (Pv. 19.11).


O casal, que deseja viver em harmonia, deve adquirir auto controle de suas emoções. Problemas e diferenças de opiniões são comuns ocorrerem e devem ser solucionados com a orientação de Deus. A ira atrai pensamentos negativos e atos violentos.


6—“Não ames o sono, para que não empobreças” (Pv 20.12).


Ao marido cabe a responsabilidade de trabalhar para manter o lar. Há tribos africanas em que as mulheres é que trabalham para manter os maridos. Obviamente tal costume não deve ser imitado em lares cristãos. Jovens cristãs antes de firmarem compromisso de casamento, devem observar se seus futuros maridos são trabalhadores, para não terem tais tipos de problemas após concretizado o matrimônio.

Às esposas cabem o dever de administrar o lar, procurando serem econômicas. As que desempenham funções na igreja, devem primeiro cuidar do seu lar e em seguida fazer a obra de Deus (a menos que seja autorizada pelo marido a fazer o contrário).



7— “Não vos defraudeis um ao outro” (I Cor 7.5).


O relacionamento harmonioso depende também da vida íntima do casal.

Não apenas disto, mas faz parte. “A mulher não tem poder sobre seu corpo, mas tem-no o marido e também da mesma maneira o marido” (I Co 7.4). Não podem negar-se ao ato conjugal sem que haja motivos justos. Quando ocorre a rejeição por um dos cônjuges, causará graves problemas no relacionamento poderá resultar em adultério e consequentemente separação. Satanás, que veio ao mundo para matar, roubar e destruir, está atento às fraquezas humanas. Principalmente os homens , devem estarem vigilantes já que mais são facilmente enganados pelas concupisciências dos olhos e pelos prazeres passageiros proporcionados pelo adultério. A infidelidade destrói o casamento, causa traumas no cônjuge traido e a comunhao com Deus é imediatamente interrompida.

8—“E habitarão nela, e não haverá mais anátema” (Zc. 14.11)


Ainda que este versículo refere-se à cidade de Jerusalem, é válido também para nosssos lares. Assim como Deus zelou por esta cidade, também o faz em nossos lares. Sem percebermos, às vezes, entram em nossos lares objetos e publicações contendo fotos, ilustrações e textos de conteudo profano. É preciso periodicamente observar a existência de tais objetos e eliminá-los. Por causa de alguns objetos roubados por Acã, que outrora pertenciam a povos ímpios, os hebreus perderam uma batalha.



Lar terreno— Uma amostra do lar eterno

Se observarmos atentamente estas recomendações, teremos um lar feliz. Problemas certamente virão, como é comum a todos os lares, mas com a orientação de Deus e auxilio do Espirito Santo venceremos. Se as ignorarmos as recomendações biblicas, nosso lar será apenas um espaço fisico , no qual convive algumas pessoas. Vivamos por enquanto, no lar terreno “desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu” (II Cor. 5.2).





Creditos:Pr. David Moren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Páginas